Aplicação

As análises de geomarketing fornecem importantes informações sobre a população, a economia e o mercado da região objeto de estudo provenientes de dados da própria empresa e informações sócio-demográficas.
Dentre as diversas aplicações do geomarketing, destacamos sua utilização para o mapeamento de clientes, prospects, empresas parceiras, concorrentes ou filiais, identificação de áreas saturadas ou de sombra (onde não há presença de sua empresa ou da concorrência), análise de potencial para a construção de empreendimentos imobiliários e abertura e expansão de redes de franquia e pontos de venda.

Utilizamos os mapas digitais para a visualização de dados estatísticos do IBGE e da pesquisa de orçamento familiar (POF).
Para complementar as análises de geomarketing, dispomos do cadastro de empresas registradas no Brasil segmentadas por atividade e porte, como por exemplo redes de varejo, bancos, escolas públicas e privadas, farmácias, bares e restaurantes, além da localização de linhas e estações de trem e metrô, aeroportos e praças públicas.

Todas as variáveis do Censo Demográfico e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) estão atreladas ao CEP ou aos setores censitários e encontram-se disponíveis para estudo em mapas digitais, como por exemplo:


Distribuição da população por classe social, faixa etária e sexo
Renda média familiar
Grau de escolaridade - anos de estudo
Despesas por categorias (alimentação, estudo, mat. de construção, ...)
Renda comprometida com crédito
Acesso a crédito (financiamento, cartão de crédito e cheque especial)
Inadimplência (aluguel ou parcela do financiamento imobiliário)
Imóveis Alugados x Próprios
Imóveis Verticais x Horizontais
Moradores por domicílio

Para o setor privado, a pesquisa pode ser útil na definição de estratégias de investimentos em que o conhecimento do perfil do consumidor e da demanda por bens e serviços seja determinante.

A análise quantitativa da distribuição de moradores por renda e classe social torna possível conhecer o universo de prospects por região e assim direcionar a oferta de produtos e serviços compatíveis com o poder aquisitivo. Esta análise também é utilizada para medir a concentração de empresas com determinado perfil por região ou área de influência. As análises poderão ser apresentadas em formato de gráfico, mapas digitais e tabelas quantitativas, de acordo com a necessidade de cada cliente.

O estudo é entregue em mídia óptica contendo as tabelas quantitativas e os mapas em formato digital e em formato KML para navegação interativa através do programa GoogleEarth.
 

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